sexta-feira, outubro 09, 2009

A falta de higiene na língua pode causar mau hálito


A retenção de alimentos na língua pode causar o mau hálito
O mau hálito é um problema enfrentado por muitas pessoas que muitas vezes não percebem os problemas. A causa pode ser o acúmulo de sujeira na língua e a formação de um tipo de placa bacteriana específica.

De acordo com especialistas, o processo de higienização oral não se limita apenas ao hábito de escovar os dentes, usar fio dental, escovas interdentais e antissépticos. A realização destas etapas é fundamental para prevenção das cáries e doenças da gengiva, porém, não eliminam completamente a possibilidade da existência do mau hálito, que é um problema desagradável e muitas vezes constrangedor, tanto para quem possui, quanto para as pessoas que estão ao redor do portador.

Segundo a tutora do Portal Educação, Christiane Toriy, a língua deve ser sempre escovada, juntamente com os dentes. Muitas pessoas não sabem, mas a retenção de alimentos pode levar ao mau hálito.

O professor, mestre e doutor em Odontologia da UNIBAN, Hugo Lewgoy, explicam que o mau hálito é causado por bactérias que ficam escondidas na região entre os dentes, gengivas e, sobretudo, nos sulcos e fissuras da língua, que originam um tipo de placa bacteriana, conhecida também como saburra lingual. “Ao longo do dia, resíduos dos alimentos ingeridos, células que descamam da mucosa oral e micro-organismos”, depositam-se nessas áreas da língua, resultando em uma camada esbranquiçada chamada de saburra lingual, explica Lewgoy, que lembra que o mercado brasileiro não oferece muitas alternativas de produtos específicos para a higienização da língua.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário