domingo, agosto 30, 2009

Gengivas, sangramento

Nomes alternativos:

gengivas sangrando; sangramento gengival.

Definição:

Sangramento freqüente das gengivas.

Considerações gerais:

A grande maioria dos sangramentos das gengivas resulta de traumas auto-provocados (geralmente na escovação, quando muito vigorosa ou devido a escovas com cerdas muito duras). O sangramento também pode sugerir irritação provocada por placa ou acúmulo de tártaro, o que pode ser resolvido com o uso de fio dental ou limpeza executada por um profissional qualificado.

Gengivas sangrando podem também constituir um sinal de distúrbios graves como: leucemia, distúrbios hemorrágicos, disfunções na produção de plaquetas e medicação excessiva com anticoagulantes ("afinadores do sangue").

Causas comuns:

Obs.: Pode haver outras causas para este sangramento. Esta lista não menciona todas elas e sua apresentação não está em ordem de probabilidade. As causas deste sintoma podem incluir, indiferentemente, doenças e medicamentos. Além disso, elas podem variar com base na idade e sexo da pessoa, assim como nas características específicas do sintoma, como: qualidade, duração, fatores agravantes, fatores de alívio e queixas associadas. Utilize a opção Análise de Sintomas para explorar as explicações possíveis para o sangramento das gengivas, seja isolado ou combinado com outros problemas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário